24.8.09

Linux Mandrake, Faz Mandriva Sumir?

Lembram-se do mandrake? Conhecido como "Mandrake, o Mágico". É um personagem de desenho criado em 1934 por Lee Falk, ele era um ótimo ilusionista e em alguns episódios ele transformou as armas dos vilões em flores etc. Era bem legal.

Agora vocês ja ouviram falar no Linux Mandrake? Distribuição de linux que tinha ou tem a empresa francesa Mandrakesoft como sua responsável.

Em meado de 2005 a MandrakSOft comprou a Conectiva (alguns dizem que foi uma "fusão"... eu discordo). Pra quem não conhece a conectiva era uma empresa genuinamente brasileira que cuidava de outra distribuição de Linux de mesmo nome, O Concectiva Linux. Que sobreviveu até a versão 10 (eu adorava). Era uma distribuição muito boa e ja ouvi dizer em uma palestra no IBTA que o Banco HSBC usa conectiva até hoje. A intenção da MadrakeSoft era deixar o Mandriva atuando na America do Sul e a Mandrke para o resto do mundo.

Antes da "fusão" tinhamos Mandrake e Conectiva...após a fusão foi feito um concursinho para escolher o novo nome e depois de varias opções foi escolhido o nome MANDRIVA (Mandrake + Conectiva = Mandriva). Até que foi uma ótima escolha.

Mas depois de alguns anos, eu me pergunto. Onde esta o Mandriva? Será que a MandrakeSoft fez o Mandriva sumir?

2 comentários:

Rafael disse...

Olá, sou o André do Blog Linux Brasil. Sobre o comentário da matéria "Anti-vírus no Linux" quero dizer que sua opinião é muito boa. Durante essa semana estou reformulando o blog e acabei deletando alguns comentários, inclusive o seu. Se for possível, comete de novo. Sua opinião será bem vinda. Caso esteja disposto a uma parceria, copie nosso banner e nos avise pelo e-mail projetotrixbuntu@yahoo.com.br. Atenciosamente, o editor.

Flávio Raphael Barcellos disse...

Gonçalo,

Veja na Wikipedia em Inglês o verbete sobre o Madriva Linux
"http://en.wikipedia .org/wiki/ Mandriva_ Linux". Lá você encontrará
informações a respeito da mudança de nome - MandrakeSoft não existe
mais. O que existe é a Mandriva, que é o nome adotado pela empresa
MandrakeSoft após a aquisição corporativa da Conectiva. No Brasil essa
aquisição foi anunciada como uma fusão, isso é estratégia de mercado
para evitar perda de clientes, perfeitamente normal no mundo
corporativo, onde uma marca é forte evita-se perder a referência dela
e incentiva-se o uso dela no mercado onde ela é forte.

A MandrakeSoft mudou de nome, para Mandriva, por causa de não querer
mais levar adiante as disputas judiciais relacionadas à marca
Mandrake. É provável que eles fariam mesmo que não tivessem adquirido
a Conectiva, mas aproveitar essa aquisição para trocar o nome
fortalece a tese de fusão no Brasil e justifica uma mudança de nome no
mercado de origem.

Lá na Wikipedia também é possível ver que a distribuição possui um
ciclo de lançamentos semestrais (igual ao Ubuntu e ao Fedora), mas é
interessante ver o verbete em Português, pois nele vemos a evolução
das duas distribuições (Conectiva e Mandrake) até a "fusão" e depois
os lançamentos da distribuição Mandriva.

Sua tese:

"... A intenção da MadrakeSoft era deixar o Mandriva atuando na
América do Sul e a Mandrke para o resto do mundo.
..."

Pode até ser real, mas o que ocorreu é que a MandrakeSoft deixou de
existir com esse nome, pois virou Mandriva que distribui um Linux de
mesmo nome em todo o mundo. Nesse caso a Mandriva é quem fez a
MandrakeSoft sumir ;)

Usei Conectiva, mas não gostava de como eles tratavam a comunidade que
não era "compradora" de suporte deles. Diversas vezes eu informei
problemas em alguns scripts (entre a versão 6 e 9) e eles não
resolviam, apesar de eu enviar as correções.

Na versão 8 eu já havia desistido do Conectiva, mas uma amigo da UERJ,
ainda usava e tentei resolver alguns problemas nos scripts de
instalação do MySQL na versão 9, porém não tive interesse algum em
relatar os problemas para a empresa, meu amigo pode ter relatado, pois
ele tinha licença comprada (acho).

Quando houve a aquisição ou fusão usem o nome que desejarem, eu já
tinha bom suporte a português do Brasil em outras distribuições e nem
pensei em usar Mandriva.

Com isso, me vejo como não qualificado para responder uma parte da sua
questão final:

"...
Mas depois de alguns anos, eu me pergunto. Onde esta o Mandriva? Será
que a MandrakeSoft fez o Mandriva sumir?
"

Não tenho ideia de como anda a distribuição Mandriva. Mas, como dito
acima, sei que foi a Mandriva (empresa) que fez a MandrakeSoft sumir.

Se desejar pode colocar minha resposta para a lista no seu blog, com
as devidas referências e créditos.

Abraços,

Flávio Raphael Barcellos