17.12.07

Feliz 2007 e um próspero 2008

Considero que 2007 foi um ano excelente para o linux em varias áreas pelos seguintes motivos:

Na inclusão digital com a criação de novos telecentros, Casas Brasil e ongs.
Na democratização do PC com a venda de desktop com o linux pré instalado com preços acessíveis. No boom de vendas de notebook.
lap top de 100 dolares.
Servidores cada vez mais robustos, seguros e fáceis de configurar.
Com o incentivo do governo para tecnologias Open Source e Livres de licenças proprietárias.

Eu fiquei surpreendido ao analisar o crescimento do linux em desktop, pois antes não se imaginava que o linux atingisse essa fatia do mercado. Quando se falava em Linux, a associação acontecia somente com servidores. Hoje não, pois não precisa ser somente um otimista pra acreditar que linux consiga chegar às residências. Mandriva, Ubuntu, Librix são algumas das distribuições vendidas nesses PC´s populares. Na minha opinião o Mandriva sai um pouco na frente no quesito “facilidade de uso”.

O chamado laptop de 100 dólares é a minha grande aposta pára os próximos anos. Voltado para educação é uma grande porta aberta para o desenvolvimento de softwares educativos. Programadores devem aproveitar esse vácuo que existe no mundo linux, pois quase não existe software voltado para a criançada que esta na escola.

Na parte de servidores não é preciso dizer nada, pois a muito tempo que o linux de fato é melhor e mais confiável. Mas o que me deixou mais feliz foi a noticia sobre o uso de linux nas urnas eletrônica a partir de 2008. Eu cobrei isso na minha primeira coluna do meu blog.

Acredito que 2008 será melhor que 2007 para o linux e conseqüentemente para nós.