19.8.09

Certificação ou Graduação?

Por Gonçalix.

Esse foi meu dilema durante muito tempo. Eu me perguntava qual caminho escolher, lutar para passar em provas como LPI, M$, CCNA etc. Ou me formar, fazer pós-graduação etc etc etc.

Minha conclusão, hoje, é que você não pode lutar somente por uns dos caminhos, pois formação acadêmica é essencial e a certificação será o termômetro do seu salário. Portanto a melhor opção é lutar para percorrer os dois caminhos.Um profissional pós-graduado e com certificação será melhor pago por um que é somente formado. É verdade, sim, que uma certificação é mais valorizada que uma graduação, mas hoje a importância de se ter as duas esta aumentando consideravelmente.

Eu não podia terminar esse tema sem falar das certificações linux. Segue eles: LPI(Linux Professional Institute), RED-HAT e com um bom futuro a certificação UBUNTU conhecida como UCP (Ubuntu Certified Professional).

A LPI, sediada nos EUA, sai na frente, pois esta no mercado a quase 10 anos e é reconhecida internacionalmente por empresas e todos que são envolvidos com tecnologia. Uma pesquisa da Certcities.com mostra que ela esta entre as 10 mais procuradas por profissionais. Seu ponto forte é que ela não é baseada em uma distribuição específica de linux, ou seja, o cara não precisa conhecer somente uma distribuição para se dar bem na prova.

A certificação RED-HAT ou RHCE (Red Hat Certified Engineer) , o próprio nome ja diz. Consiste em uma prova pratica usando tal distribuição. Também muito conceituada, valorizada e procurada pelos profissionais.

A UCP é a caçula e é uma espécie de complemento para LPI com ênfase no UBUNTU. Você faz uma prova pratica de administração, configuração, instalação usando o UBUNTU. Após ser aprovado na LPI, você pode prestar a UCP.

Para mais detalhes sobre elas:

http://www.lpibrasil.com.br/
http://www.ubuntu.com/
http://www.br.redhat.com/training/rhce/

Nenhum comentário: